O Que é Dragon Ball(Doragon Booru)

Dragon Ball (ドラゴンボール Doragon Bōru?) é um mangá japonês criado por Akira Toriyama e publicado em 42 volumes, inicialmente na revista Shonen Jump, a partir de 1986(cerca de 6 páginas semanais). Rapidamente convertido para a TV, liderou audiência no Japão por 11 anos. O mangá deu origem a duas séries de anime que tiveram um enorme sucesso, tanto no Japão como no resto do mundo: Dragon Ball, Dragon Ball Z e ainda Dragon Ball GT, uma terceira série cuja história não se baseia no mangá. O anime Dragon Ball tem sua história baseada nos 16 primeiros volumes do mangá original, a seqüencia Dragon Ball Z tem sua história baseada nos 26 volumes restantes e o último anime da série, Dragon Ball GT, não existe em mangá.

Pegando elementos da mitologia japonesa, Akira criou um mundo fantasioso, com lutas espetaculares, poderes, dinossauros e qualquer coisa que sua imaginação permitisse. Tudo começa com um pequeno garoto com rabo de macaco, Son Goku (nome retirado da lenda), que parte com a Bulma atrás das Dragon Balls (Esferas do Dragão no Brasil; Bolas de Cristal em Portugal) que, juntando todas a sete esferas, um dragão místico chamado Shen Long surgirá, podendo realizar qualquer tipo de desejo(apenas um). A história segue cheias de lutas, aventuras, tramas e vilões surpreendentes.

Índice

  • 1 História
  • 2 Artes Marciais + Ki
  • 3 Músicas
  • 4 Temas recorrentes
  • 5 Relação com a Anime
  • 6 Anime
  • 7 Personagens
  • 8 Referencias
  • 9 Ligações externas

História

A história de Dragon Ball conta a vida de Son Goku, um menino com cauda de macaco, baseado na lenda chinesa Viagem ao Oeste (西遊記), desde as suas aventuras enquanto criança até se tornar avô. Durante a sua vida, participa de muitas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando muitas vezes uma amizade muito forte com elas que os ajudam a vencer os vilões da história.

As Esferas do Dragão são alguns dos componentes da história. São sete bolas de cristal, mágicas, que estão espalhadas pelo planeta e que possuem estrelas no seu interior (de uma a sete). Quando todas são reunidas, se o portador souber as palavras mágicas, são usadas para invocar o dragão Sheng Long (Shenron) que realiza um desejo (com limites). Depois do desejo ser concedido, as bolas transformam-se em pedra e espalham-se pelo planeta, ficando impossíveis de serem usadas e detectadas durante um ano. Em tempos passados, demoraria gerações para procurar e juntar as esferas. No entanto, no início da história, uma garota chamada Bulma cria o Radar do Dragão para detectá-as, tornando o processo mais fácil e rápido do que deveria ser. No decorrer da série, as “Dragon Balls” deixam de ser o tema principal para serem apenas um elemento secundário.

O início da viagem fantástica de Goku começa com o aparecimento da jovem Bulma que está atrás das esferas. Goku mora nas montanhas sozinho, desde que o seu avô Son Gohan morreu. O objeto que ele guarda como uma lembrança do seu avô é uma das Esferas do Dragão. Eles se conhecem e ela conta para Goku sobre os poderes das Esferas, pede-lhe que ele lhe entregue sua esfera, e conta que descobriu num pergaminho a história de que ao juntar as sete esferas mágicas é possível invocar um dragão chamado Sheng Long e que este pode realizar qualquer desejo que lhe peçam. No entanto, Goku não queria entregar a esfera porque era uma lembrança muito forte do seu avô, e assim decide ir com Bulma atrás das Esferas do Dragão. No caminho conhece muitas pessoas como Oolong (um porco que consegue alterar a sua forma), Yamcha (um bandido do deserto), Pual (um bicho voador com os mesmos poderes que Oolong, que vive com Yamcha), Mestre Kame/Tartaruga Genial (um velho mestre de artes marciais), Kuririn/Krillin (um jovem monge que procura os ensinamentos do Tartaruga Genial) e Lunch (uma jovem que possui dupla personalidade, que se manifesta ao espirrar(seu cabelo muda de cor e sua personalidade varia entre violenta e bondosa). Enfrenta muitos perigos e inimigos, como Pilaf, o Exército da Legião Vermelha/Red Ribbon e o Rei Demônio Piccolo/Coraçãozinho de Satã.

Artes Marciais + Ki

Característico dos mangás Shounen, Dragon Ball conta com muitos elementos de luta. Inicialmente, os personagens utilizam durante as lutas apenas as técnicas de artes marciais. Neste estilo de luta encontram-se lutadores rápidos, fortes, muito superiores às pessoas normais, porém dentro de um limite tolerável. Até que se descobre como utilizar o Ki (energia interna que flui no interior dos seres vivos), sabendo como utiliza-lo consegue-se concentra-lá em qualquer parte do corpo, possibilitando o uso de técnicas como o Kamehameha (desenvolvida por Mestre Kame/Tartaruga Genial). Durante a história, vão aparecendo novos mestres com novas técnicas, e cada vez mais essas técnicas vão se tornando comuns entre os personagens. Aparecem poderes variados, normalmente um para cada personagem, sendo que alguns sabem em média duas ou três técnicas. Sabendo sentir o Ki, uma pessoa pode detectar a presença do seu oponente, e também o seu nível de energia. Alguns personagens desenvolvem técnicas sofisticadas, que podem destruir o oponente em poucos segundos. Todos os personagens no inicio da saga Dragon Ball Z aprendem a técnica do bukujutsu, no qual se usa o ki para poder voar. Essa tecnica foi inicialmente apresentada por Chaos durante o penúltimo Tenkaichi Budokai na fase Dragon Ball.

Músicas

Abertura:

  • Makafushigi Adobenchā! (摩訶不思議アドベンチャー!) (“Aventura Mística!”)
    • Letra: Yuriko Mori, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kōhei Tanaka, Performance: Hiroki Takahashi
    • Versões:
      1. Versão 1: episódios 1~101
      2. Versão 2: episódios 102~153

Encerramento:

  • Romatikku Ageru Yo; (ロマンティックあげるよ) (“Eu Te Darei Romance”)
    • Letra: Takemi Yoshida, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kōhei Tanaka, Performance: Ushio Hashimoto
    • Versões:
      1. Versão 1: episódios 1~21
      2. Versão 2: episódios 22~101
      3. Versão 3: episódios 102~132
      4. Versão 4: episódios 133~153
      5. Versão 5: episódios 154~175

Temas recorrentes

Na saga Dragon Ball, narra-se por completo a evolução interior e exterior do pequeno Goku, cujo desenvolvimento, não apenas físico mas também aquele que tange à formação do caráter, é acompanhado de perto durante um longo percurso: seu treinamento, seu crescimento, a paternidade, como lida com a criação de seu filho, como se mostra ausente no acompanhamento deste, e, assim, consegue encontrar seu próprio caminho, da mesma forma como o pai criou-se sozinho, sem no entanto desprezar a importância das relações sociais, até com seus próprios desafetos, na formação do caráter. Vale notar que a citada evolução interior se dá no sentido de adequação às normas sociais: de uma pessoa criada no campo, onde não há regras de convivência, até se tendo que se adaptar a vida no centro urbano, fato este que é consolidado na união matrimonial – símbolo maior da possibilidade de conviver.

Uma das metáforas de Dragon Ball descreve o autocentrismo do homem contemporâneo: a história centra-se numa figura de um herói onipotente e auto-suficiente; quando há na história grupos sociais, estes revelam-se impotentes para combater o poder de um opressor superior, e apenas outro poder supremo e individual consegue derrotá-lo e cessar a exploração. A pertinência de Goku em não deixar seu lado “humano” está exatamente em mostrar seu engajamento social, a luta contra a opressão e a servidão étnica.

A desconstrução do mito do homem autárquico, no entanto, encontra-se na própria obra: para alguns adversários, os esforços individuais de Goku revelam-se fúteis; faz-se mister, por conseguinte, não apenas uma associação com outros heróis (alguns dos quais também expostos como egocêntricos e independentes em algum momento), mas também com a totalidade da raça humana, de modo que a coletividade prevaleça sobre a individualidade.

Além do individualismo, se revela um desenraizamento social do herói. Quando este desenraizamento se rompe, como no caso do conflito entre raças em Namek, Goku se vê forçado a assumir uma posição e, assim, ficar ao lado de um dos grupos sociais existentes, que geralmente são os grupos oprimidos e isto reforça o seu caráter axiológico de altruísmo e abnegação. Enfim, uma verdadeira epopéia.

Apesar de todo o seu conteúdo de artes marciais, a história de Dragon Ball centra-se fundamentalmente à volta de um tema de redenção, geralmente através de exposição aos ideais “puros” de Son Goku (kakarotto) e Son Gohan. Quase todas os maiores personagens no mangá apareceram como vilões mas, de uma forma ou de outra, acabaram por se converter para o lado do bem. Muitas vezes, isto inclui uma aliança temporária para derrotar um inimigo maior, depois da qual, de alguma forma, os inimigos anteriores raramente encontram motivação para recomeçar a lutar. Este tema é evidente desde o início (com a conversão de Yamcha, Oolong e Pual) e continuando para além do Dragon Ball Z. Este estilo de redenção não é único (é bastante comum em Comics americanos), mas é significativo pois persiste apesar de outras grandes mudanças em estilo e tom. Outros elementos, como a importância da família e da amizade e ideais como o esforço e o sacrifício estão também presentes.

Relação com a Anime

Dragon Ball (DB) são baseadas no mesmo mangá original: Dragon Ball. Dragon Ball segue as aventuras de Son Goku desde criança até o seu casamento. Esta primeira parte é mais cômica, simples, com grande enfoque no Torneio de Artes Marciais (Tenkaichi Budokai.

Durante o desenvolvimento da maior parte da mangá, o anime estava sendo roterizado e produzido no seu encalço. Embora isto levasse com que os episódios fossem transmitidos mais rapidamente, o ritmo resultou numa grande adição de material no anime para prolongar os episódios e impedir que o anime alcançasse o mangá.

Anime

Dragon Ball é um Anime baseado no mangá criado por Akira Toriyama em 1984 no Japão e é a primeira parte dos animes Dragon Ball, sendo seguido por Dragon Ball Z e depois por Dragon Ball GT. Vale lembrar que a saga denominada como “Z” só surgiu na versão para anime, pois no mangá original toda a saga foi chamada de Dragon Ball. Já a fase GT não existe em mangá, pois não foi feita por Akira Toriyama, e sim pelo estúdio (Toei Animation), sem a supervisão do seu criador, o que explica alguns erros consideráveis.

A série foi exibida no Brasil pela primeira vez pelo SBT em 1996 dentro do programa Bom Dia & Cia e continuou com reprises esporádicas até 2000, mas apenas do primeiro episódio até a luta de Goku contra Taopaipai (episódio 60). Em 2002, a Globo comprou e exibiu os 153 episódios de Dragon Ball. Finalmente, em 30 de maio de 2006, O Cartoon Network começou a exibir a série no bloco Toonami, de Segunda a Quinta, meia-noite e meia. Atualmente a série é exibida na Rede Globo de segunda a sexta às 10:00h da manhã, já o Cartoon Network exibe de segunda a quinta às 15:30h, de terça a sábado às 1:00h da manhã, sábado ao meio-dia e domingo às 2:00h da manhã.

Em Portugal, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT foram transmitidos entre 1995 e 1999 e foram exibidos pela SIC. A série foi depois repetida na SIC Gold (mais tarde SIC Sempre Gold) e depois na SIC Radical, onde continuou a ser um sucesso. Infelizmente, para grande tristeza dos fãs, a série desapareceu da programação da SIC Radical em 2006. Mas no dia 16 de Junho de 2006 acabaria por regressar.

A Série em Portugal foi dobrada pelos estúdios NOVAGA, tendo contado no elenco com: Artur Semedo, Henrique Fiest, Vasco Machado

Personagens

  • Son Goku – Personagem principal da trama. Inocente, decidido e bonzinho, acredita facilmente em tudo o que ouve. Acredita nos outros, quase nunca percebendo a maldade dos outros. É forte, ágil, aprende técnicas de luta com facilidade, bolando estratégias simples mas eficientes. Normalmente luta por puro instinto de saya-jin. Gosta de lutas, assim como gosta de comer e de dormir. Não é muito ligado em sua esposa Chi-Chi/Kika, mas é muito apegado a seu filho Gohan, mas não conviveu com seu filho Goten, pois morreu na época em que Chi Chi estava grávida. Quando era criança, não sabia diferenciar um homem de uma mulher, por viver tanto tempo sozinho, não é orgulhoso, não se importando em ser derrotado, muito pelo contrario encara cada derrota como um estímulo para treinar mais e se superar, é o maior defensor da terra, (mas a população nem suspeita disso!)
  • Son Gohan – Avô adotivo de Goku. Vivia na montanha Paozu e encontrou Goku nas matas quando ele era um bebê e resolveu adotá-lo. Educou Goku e o ensinou um pouco de artes marciais. Deu o bastão a Goku e a esfera do dragão de quatro estrelas. Morreu esmagado por Goku, quando ele se transformou em um macaco gigante, oozaru por conseqüência de ter visto lua cheia. Gohan será o nome do filho que Goku terá em Dragon Ball Z.
  • Coraçãozinho de Satã/Sr. Picolo – Um extraterrestre que foi enviado por seu pai para escapar de uma catástrofe climática no seu planeta natal Namek. Após desistir de esperar pela vinda de seu pai, este Namekuseijin vagou pelo mundo. Ao fim da jornada encontrou o templo de Aéreo de Deus e foi então tutelado pelo Kami-sama daquela epóca. Para tornar-se o Kami-sama seguinte, ele teve que se separar da sua metade confusa e obscura: o lado bom virou o Kami-sama, e o lado maligno Piccolo Daimaoh. Piccolo tinha planos de dominar o mundo, mas foi morto por Goku. Seu filho quis revanche. Lutou contra Goku numa final emocionante e arrasadora do torneio de artes-marciais, mas acabou sendo derrotado. Prometeu vingança, porém aos poucos se acaba aliando a Goku e sua turma, passando até a treinar o seu filho, com quem criou uma grande afeição, Gohan, na fase seguinte.
  • Yamcha – Era um ladrão do deserto que, ao lado de Pual/Puar, furtavam qualquer coisa. Descobrindo o poder das tais esferas do dragão, a fim de realizar seu desejo de acabar o seu medo com mulheres, faz de tudo para roubá-las das mãos de Goku, entrando em confronto diversas vezes. Mais tarde, acaba juntando-se ao grupo, partindo a ajudar a Terra livre de qualquer ameaça. Suas principais técnicas são Kamehameha, Sokidan e Rogafufuken.
  • Tenshin Han – Um humano com três olhos e muito forte. Tenshin fora treinado pelo Mestre Tsuru, este rival de Mestre Kame, em que ambos foram treinados pelo mesmo mestre. Antes de conhecer Goku, caminhava para o lado do mal, alimentando-se dos planos diabólicos de seu mestre e irmão deste, o temido e matador lutador Tao Pai Pai. Foi o primeiro humano a vencer , disfarçado de Jackie Chun, no torneio de artes marciais, cuja final venceria Goku, num embate surpreendentemente equilibrado. É considerado o humano mais forte do planeta, dotado de muitas técnicas extraordinárias, ficando apenas atrás dos sayajins/guerreiros-do-espaço e do namekuseijin/namek Piccolo. Suas principais técnicas são Kikoho, Dodonpa, Shishin Ken (separação) e Taiyouken (o que seria aprendido futuramente por Goku e Kurilin).
  • Kuririn/Krilin – Um monge que decidiu treinar com Mestre Kame no mesmo momento que seu melhor amigo, Goku. No início dos treinamentos, tinha-o como rival, mas depois confessa a superioridade de Goku. Apesar de não ser um lutador muito forte, é rápido e esperto, de grande utilidade em horas difíceis. É morto infelizmente por Piccolo Daimao, logo após a vitória de Tenshin Han no torneio de artes marciais sobre Goku. No Tenkaichi Budokai seguinte, encontra-se com Piccolo novamente, mas agora este filho do antigo, sendo derrotado mais uma vez. Seus principais golpes são Kamehameha e Kienzan.
  • Chaos – É o melhor amigo de Tenshinhan, também discípulo do mestre Tsuru. Seguia os mesmos passos maléficos de seu amigo, treinado tanto para dominar o mundo quanto para matar. Enfrenta Kurilin no torneio de artes marciais, mas é derrotado numa batalha bastante disputada. É um personagem fraco, que acaba não acompanhando o poder de luta dos outros guerreiros, porém, suas técnicas Dodonpa e Chonoryoku (auto-destruição) podem causar altos danos no oponente.
  • Yajirobe – Um guloso que pouco se interessa em salvar o mundo, usando sua força apenas para caçar animais ou “monstros” servidos para comida. Ajuda bastante Goku na saga de Piccolo Daimao, chegando inclusive a fazer um churrasco de um monstro enviado por este. Seus golpes consistem na espada, causando grandes estragos nos adversários.
  • Mestre Kame/Tartaruga Genial – Um mestre nas artes marciais, é respeitado. Viveu mais de 100 anos. Suas técnicas são famosas pelo mundo inteiro, dentre a mais conhecida ser o poderoso Kamehameha. Tem o título de Sennin das Tartarugas, podendo usar duas especiais: a sua amiga, a Tartaruga, e a voadora Gamera. Seu maior gosto é por mulheres, principalmente as novas. Adora assistir programas de ginástica. Mesmo assim, sua personalidade aparentemente frágil esconde um velho astuto, forte e decidido.
  • Bulma – É uma moça decidida, forte, que adora se fazer de vítima e de fraca, porém é exatamente o contrário. Se considera uma moça inocente e frágil. Quando precisa, sabe correr ou colocar outros para ficar no seu lugar. Gosta de homens bonitos, tendo uma queda por eles. Seu sonho é conseguir um namorado. É muito esperta com tecnologia, criando objetos mirabolantes.
  • Oolong – Pequeno porco que tem a habilidade de se transformar no que quiser, por cinco minutos, e depois necessita de um minuto para descansar e recuperar as suas energias. Foi encontrado por Goku e Bulma, enquanto utilizava os seus poderes para aterrorizar uma aldeia, raptando as moças jovens da mesma. Desde então acompanha Goku e Bulma na sua busca das Dragon Balls. Tal como Mestre Kame, é um pervertido.
  • Lunch – Uma jovem moça que tem dupla personalidade, quando espirra, muda a personalidade de uma jovem simpática com cabelos azuis que adora tarefas domésticas para uma loira que assalta bancos por diversão. Foi encontrada por Goku e Kurilin, para ser a empregada doméstica de Mestre Kame, e este os aceitar como seus alunos.
  • Pual/Puar – Melhor amigo de Yamcha. Tem os mesmo poderes que Oolong, e quando eram mais novos estudaram juntos, mas ao contrário deste, a sua transformação não tem limite de tempo, pois completou o treino ao contrário de Oolong. É capaz de voar, sendo o primeiro a fazer isso na série.

3 Respostas

  1. eu8 percebique dragonball fala de saiajins queuqer dizer homen macaco nada aver com super saiajin ou em portugues(super homem macaco)

  2. A Verdade é que Saiya=>Vegetal e Jin=>Homem,assim Homem Vegetal,e por isso,Vegeta =>Vegetal e Kakarott(Kakarotto no Brasil) que vem de Carrot é cenoura,mais tarde vou postar o significado dos nomes aqui.

  3. cccccccccccccccccccc

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: